segunda-feira, 2 de setembro de 2019

O primeiro Super Longo para Curitiba

Tem gente que diz que correr é natural e já vou avisando que discordo desta ideia porque, se isto fosse verdade, a gente não perderia velocidade quando deixamos de lado treinos de intensidade ou capacidade de correr grandes distâncias só porque demos um tempo (coisa de 2 meses) nos treinos acima de 25km. O que é natural a gente consegue fazer até depois de muito tempo sem praticar: ninguém esquece de fazer sexo, por exemplo: até uma freira não virgem consegue voltar às "atividades" normalmente se mudar de ideia sobre seus votos de castidade, mas tente fazer o mesmo com uma maratona pra você ver o que acontece!!
Freira Chocada com o meu comentário
É o meu caso, por exemplo: tive uns "negocinhos" nos joelhos e, durante apenas duas semanas, os meus músculos já ficaram mal-acostumados e sofreram bastante pra conseguir fazer os 28km  (que deveriam ter sido 30km) no domingo retrasado. Parecia que o meu posteriores de coxa tinham virado gelatina, além do medo que me atacava a cada "tic" que meus joelhos faziam - eles faziam revezamento de tics, cheio das graças os meus joelhos! E eu estava correndo com um dos melhores maratonistas que conheço, o Marco. Ainda bem que, para ele, era apenas um polimento para a Uphill e espero  que ele não tenha ficado traumatizado com a tartatuga manca aqui, porque, olha, é díficil ter companhia pra correr acima de 25km nestes termos! Acho que em qualquer termo, aliás. Eis a minha rotina enviando mensagens na semana de super longos:

Eu: "Oi Amiga (o) 1 que também corre, tudo bem? Vamos correr 30 km comigo domingo?"
Amiga (o)1 : "30 Km? Tá doida? No máximo 15km!"

Tento de Novo:

Eu: "Oi Amiga (o) 2 que também corre, tudo bem? Vamos correr 30 km comigo domingo?"
Amiga (o) 2 " Ah, não posso, tenho competição."

De novo:

Eu: Oi Amiga (o) 3  que também corre, tudo bem? Vamos correr 30km domingo?"
Amiga (o) 3 : "Não vou poder, sabe..." mas na verdade é: "até parece que vou correr naquele pace mole, vai estragar minha performace!"

Então, a minha vida de treinamento para as maratonas são um tanto solitárias... Então pensa bem  o tamanho da responsabilidade quando um maratonista feito o Marco topa treinar comigo! E foi show!

(Obs: Aliás, aproveitando o assunto sobre corredores fortes que aceitam correr com pessoas de pace mais lento de vez em quando - porque a gente também tem "noção" e não quer estragar o treino de ninguém, não ficamos chamando pra treinar o tempo inteiro:  acho estes corredores (e corredoras) simplesmente fantásticos, porque eles reconhecem algo muito importante em todos nós: SOMOS TODOS AMADORES. Vamos todos receber medalhas no final e termos nossas histórias para contar do mesmo jeito. E todos nós passamos vergonha correndo perto dos atletas de elite, então pra que tanta vaidade?)

O corredor de elite é uma lebre QUE NÃO DORME nas provas (nem tira sarro das tartarugas)

Neste último super longo aconteceu algo bem bacana: há uma corredora aqui na minha cidade que tento falar com ela há anos! Vejo-a muitas vezes treinando enquanto estou indo ou voltando do trabalho e nunca consegui falar com ela, e não foi que desta vez deu certo de nos conhecermos? Foi muito legal  e tenho a impressão que, na maioria das vezes, nós corredores fomos todos amigos em outra vida e esta aqui fez a gente se reunir novamente porque é impressionante a empatia quando nos encontramos! (Se eu fosse espírita, certeza que eu acreditaria nisto. Se.)

Este fim de semana tem super longo e ele será um tanto complicado...mas este é assunto para o próximo texto.

Super Marco Magalhães e Eu: Valeu Muito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário